Aos 49 anos de idade, o ex-prefeito e presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), lançou sua pré-campanha para deputado estadual pelo PSD (Partido Social Democrático).
Com 07 anos de idade, Lair Mota da Silva trabalhou na função de engraxate e vendedor de sorvetes, aos 14 anos passou a trabalhar em um supermercado e já aos 29 anos tornou-se empresário de sucesso, com atividade comercial em Cuiabá – MT, empregando 75 funcionários.
Vida pública
Pecuarista Lair Mota possui propriedade em Figueirópolis d’Oeste, onde ingressou na vida pública, sendo eleito prefeito em 2004 com 97% dos votos. A partir de então encerrou as atividades de empresário, permanecendo pecuarista e dedicando-se a função política. Já no pleito seguinte, na eleição de 2008, foi reeleito com 93% votos e ainda elegeu seu sucessor Lino Cupertino, numa campanha sem a participação direta do candidato a prefeito que por 90 dias ficou hospitalizado.
O sucesso de sua gestão e a maneira inovadora de administração resultou em elogios por parte do Tribunal de Contas do Estado e Lair Mota foi convidado pelo governo de Mato Grosso a assumir a presidência da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER).
Para Lair Mota, apesar de ter enfrentado um período de crise econômica a nível nacional, a Empaer promoveu importantes ações voltadas para o desenvolvimento do meio rural.
"Expandimos o atendimento aos 104 mil agricultores familiares, que estão presentes em 76% dos estabelecimentos rurais, gerando emprego e renda, além da produção de 70% dos alimentos consumidos no Estado de Mato Grosso", informou.
Dentre as diversas ações promovidas no período de três anos e três meses frente à presidência da Empaer, Mota destacou a contratação de 115 técnicos, representando incremento de 30% da força de trabalho no segmento de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). De acordo com ele, esse acréscimo oportunizou a ampliação da força de trabalho em 72 unidades operativas, com assistência à maior número de agricultores familiares.
Mota destacou ainda o empenho e dedicação dos servidores da Empaer, que atuam brilhantemente em 129 Municípios do Estado, nos 127 Escritórios locais, 09 Escritórios regionais, 03 Centros de Geração e Difusão Tecnológica, 06 Campos Experimentais, 04 Viveiros para produção de mudas, 01 Estação Experimental de Piscicultura e 01 Núcleo de Laboratório.
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.
Os municípios podem acionar a AGERR Pantanal pelos canais oficiais de comunicação para garantir que quaisquer procedimentos externos sejam devidamente verificados
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.